Blog

Facilities: Uma área mais do que completa!

Você sabe o que é facilities? Qual a função de um gestor de facilities? Essa área é muito importante para a empresa e gera grandes impactos nos resultados.

Facilities Management é um termo que surgiu nos Estados Unidos por volta da década de 1960 e começou a ganhar espaço no Brasil a partir do ano 2000. Gestão de facilities ou gestão de facilidades é o conjunto de operações integradas com a finalidade de administrar os serviços de apoio necessários para manter uma organização em funcionamento. A área de facilities envolve os mais diversos segmentos: manutenção técnica, elétrica, hidráulica, paisagismo, telefonia, segurança, limpeza, transporte, fluxo de documentos e outros. Estima-se que o setor movimente cerca de R$ 100 bilhões ao ano.

A figura de um gestor é primordial para que nada saia do controle e as operações sejam realizadas da maneira correta. O papel do gestor é coordenar de maneira eficiente e garantir a disponibilidade dos serviços citados acima com máxima qualidade. Serviços mal executados podem gerar perda de produtividade, gastos elevados e impactos negativos nos resultados da empresa.

Entre as habilidades de um gestor, podemos citar:

– Análise de cenários e gerenciamento de riscos;

– Gestão de processos;

– Gestão de pessoas;

– Gestão de contratos;

– Estratégias de negociação;

– Gestão de compras.

A gestão de facilities tem impacto direto em algumas áreas da empresa, podemos citar algumas:

– Serviços de suporte:

São as atividades quem buscam otimizar os serviços de cada equipe da organização, como: gestão das salas de reuniões, gestão da segurança, gestão de documentos, correio, recepção e outros.

– Infraestrutura:

Serviços relacionados com a manutenção técnica das instalações no dia a dia e para a realização de projetos.

– Gestão energética e hidráulica

Serviços necessários para manter a boa gestão do consumo de energia e de água da empresa, visando reduzir custos e contribuir para a política de sustentabilidade.

– Limpeza e conservação

Conservação e limpeza de espaços, máquinas e equipamentos, realização de manutenção preventiva e reparos necessários.

Em um mercado em constante expansão e cada vez mais competitivo, a gestão de facilities quando realizada de maneira eficiente pode ser considerada como um potente diferencial, transformando as operações e aumentando a produtividade e os resultados da empresa.

 

Nenhum comentário

Postar comentário

quinze − nove =