Solvian | Comparativo de Controle de Temperatura: Manual x Remoto
 

Blog

Comparativo de Controle de Temperatura: Manual x Remoto

O controle de temperatura pode ser aplicado a diversos segmentos e situações. Como exemplo, podemos citar: agências bancárias, laboratórios, indústria farmacêutica, ramo hospitalar, supermercados, açougues e outros. O monitoramento é necessário para garantir a segurança, eficiência e qualidade de toda a operação de climatização, além de garantir a adequação em relação as normas regulamentadoras.

No post de hoje faremos um breve comparativo sobre o controle manual, ainda muito realizado, e o controle remoto, onde as medições são efetuadas de maneira automática e em tempo real.

Para começar, quando falamos em temperatura, existem alguns padrões e regras estabelecidos por normas regulamentadoras. Em alguns segmentos, o controle é mais rígido, quando envolve alimentos e medicamentos por exemplo e, neste caso, as medições precisam ser efetuadas com determinada frequência. No monitoramento manual, uma pessoa faz as medições geralmente duas vezes ao dia e anota os valores em uma prancheta. No monitoramento através de sistemas de controle em tempo real, temos medições constantes durante todo o período de funcionamento do equipamento, gerando automaticamente painéis com os dados coletados e dashboards onde as informações podem ser facilmente analisadas.

No sistema manual podem ocorrer alguns erros. Com o pouco histórico de registros temos dados imprecisos, além de não garantir que a temperatura se mantenha correta ao longo do dia. Outra situação é que este tipo de medição pode deixar passar possíveis problemas como falhas em equipamentos e picos de temperatura, causados muitas vezes por ocorrências comuns, como por exemplo: ciclos do compressor, ciclos de descongelamento, abertura ou fechamento das portas, quedas de energia e outros. No caso do controle em tempo real, conseguimos acompanhar o histórico das medições, visualizar picos ou inconsistências ao longo do dia e atuar em casos de falhas com maior rapidez, evitando perdas de materiais e quebras de equipamentos.

Outro caso é a forma de medição, muitas vezes funcionários despreparados realizam esta atividade como sendo apenas mais uma e, não enxergam a importância que isso tem para a operação como um todo, medições mal feitas geram dados incorretos. Já na medição em tempo real, sensores instalados nos equipamentos efetuam as medições de maneira correta e precisa.

Abaixo, algumas vantagens do monitoramento remoto, que não ocorre nas medições manuais:

  • Diminuição de riscos

Como o monitoramento remoto oferece medições em tempo real, a detecção de inconsistências e anomalias ocorrem mais rapidamente através de alertas e notificações, permitindo rápida tomada de decisão e posterior correção, quando necessário.

  • Diminuição de perdas e redução de custos

Falhas e alterações de temperatura podem levar a perda de materiais. Com controle constante, intervenções são realizadas de forma ágil evitando prejuízos.

  • Otimização de processos

Com o uso da tecnologia, é possível alocar os funcionários que antes ficavam somente nesta posição para outras demandas. Apesar de simples, as medições levam tempo, que podem ser gastos com outras atividades.

  • Adequação das normas e padrões regulamentadores

Medições em tempo real mostram que a máquina ou equipamento conseguem atender todos os requisitos estabelecidos pelas normas, caso contrário, é possível atuar de maneira eficaz para que tudo esteja em ordem.

  • Melhoria da operação

A medição em tempo real permite o acúmulo de muitos dados. A análise destas informações valiosas pode contribuir para o crescimento da empresa através da geração de insights, já que novas ideias e processos podem ser colocados em prática.

A inserção da tecnologia nas atividades da empresa simplifica processos e os tornam mais eficazes. Muitas vezes o investimento realizado oferece um retorno muito rápido, fazendo com que a empresa cresça e ofereça processos mais ágeis e com melhor qualidade. Simplifique sua operação de climatização com um sistema de gerenciamento em tempo real e veja resultados a curto prazo.

Nenhum comentário

Postar comentário

dois × 5 =