Blog

04 razões para você ter um sistema de monitoramento de máquinas em tempo real

No setor industrial há uma grande variedade de máquinas e equipamentos dos mais variados portes e tipos. Geralmente adquiridas a um custo elevado, deve haver um cuidado referente a manutenção, uma vez que falhas e quebras ocasionam prejuízos não só de conserto, como também de falta de produção.

Muitas empresas investem pesado em manutenção, outras acham que é apenas um adicional no orçamento e correm atrás do prejuízo somente quando algo grave acontece. Existem alguns tipos de manutenção e as empresas escolhem qual o melhor com base no histórico e no custo benefício.

No post de hoje, vamos falar um pouco sobre a Manutenção Preditiva, tendo como foco a importância de ter um sistema completo de monitoramento de máquinas e equipamentos em tempo real.

Já pensou se você descobrisse antecipadamente que sua máquina ou equipamento vai quebrar? Isso evitaria uma dor de cabeça enorme! Você correria para reparar o que está errado e pronto, máquina funcionando a todo vapor novamente! E acredite, isso já é possível!

Um sistema de monitoramento em tempo real funciona tendo como principal aliado a Manutenção Preditiva. Através de sensores instalados, é possível capturar dados e informações relevantes que quando analisados indicam as chances de um problema maior acontecer. Com esta previsão de falha, pode-se programar uma visita agendada para conserto, comprar as peças necessárias e resolver a situação antes mesmo da quebra ocorrer. A intervenção ocorrerá somente quando for preciso, evitando prejuízos de paradas de produção, gastos com técnicos que acabam cobrando mais caro no momento da urgência, estoque de peças sobressalentes e outros. Estes sistemas atuam nos mais diversos campos, como na análise de vibrações, ruídos, temperatura, rolamentos e motores elétricos.

Veja abaixo 04 vantagens que um sistema de monitoramento de máquinas e equipamentos em tempo real pode proporcionar para as operações da sua empresa:

Otimização de Desempenho: Com monitoramento constante pode-se verificar o que não está funcionando como deveria. Problemas como desalinhamento, falta de lubrificação, peças desgastadas e ruídos podem ser facilmente encontrados e resolvidos. A resolução destes, além de evitar sérios danos, oferecem uma melhoria no desempenho, mais qualidade de produção e aumento da vida útil de máquinas e equipamentos.

Redução de Custos: A parte financeira é sempre muito importante! A redução de custos ocorre em vários parâmetros. O acompanhamento em tempo real permite reduzir gastos com manutenção corretiva não planejada, contratação de técnicos de urgência e compras de peças. Além disso, como as intervenções ocorrem somente quando necessário, prejuízos com parada de produção diminuem radicalmente e, com a otimização de desempenho, gastos com energia elétrica e demais insumos são menores.

Mais segurança: A previsão de falhas permite que ajustes e reparos sejam efetuados antes que algo grave aconteça. Na área industrial há uma grande preocupação com a segurança dos colaboradores e qualquer problema poderia coloca-los em risco.

Intervenções somente quando necessário: Geralmente quando é necessário fazer uma intervenção em uma máquina, a produção é afetada. Quando se tem várias máquinas, a produção diminui. E quando se tem apenas uma máquina, a produção para! No caso da manutenção preventiva, essa parada ocorre. Muitas vezes é necessário fazer reparo e outras não. A manutenção preditiva resolve está questão, fazendo com que as paradas sejam programadas e somente quando houver real necessidade.

A equipe Solvian desenvolveu um sistema único de monitoramento em tempo real que oferece estas e outras vantagens para sua operação. O MachineFlow coleta, armazena, alarma e fornece tendência de dados, gerando segurança, rapidez e flexibilidade tecnológica. Além disso, somos pioneiros no lançamento do chatbot, que através de alertas automatizados direto para o smartphone do gestor, permitem maior eficiência na tomada de decisão. Para saber mais acesse aqui.

 

Nenhum comentário

Postar comentário

2 × 4 =