Blog

Quarta revolução industrial – A era da Internet das Coisas

Nos últimos tempos muito tem se falado sobre a próxima revolução industrial, a Indústria 4.0, originado na Alemanha com projetos estratégicos voltados à tecnologia.

É um termo que abrange tecnologias para automação e troca de dados e utilizando conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem. Desta forma, os processos tendem a se tornar mais automatizados e customizáveis.

Basicamente é a criação de uma cópia virtual do mundo físico, para tomada de decisões descentralizadas.

Ai você me pergunta o que vai mudar a minha vida essa revolução? Vou ser controlado 24 horas por dia? O que eu ganho com isso?

Respondo fazendo outras perguntas.

Já imaginou todos os processos de sua empresa trabalhando conforme planejado? Não há perda de matéria-prima ou tempo desperdiçado? Custos com energia e água controlados? Economia nos processos de manutenções corretiva e preventiva ?

Esta é uma nova proposta desta nova era, chamada de quarta revolução industrial, com dispositivos inteligentes conectados e redes inteligentes, que podem ser operados remotamente e tomando decisões entre si.

As tomadas de decisões poderão ser realizadas através do sistema cyber-físico conforme as necessidades da geração de informações em tempo real. Também as máquinas não receberão somente comandos, mas poderão fornecer informações sobre seu ciclo de funcionamento.

De qualquer lugar a qualquer momento, será possível verificar o que está acontecendo na sua casa ou na sua empresa e poder tomar decisões, sem ter que se locomover.

 

Nenhum comentário

Postar comentário

5 + 19 =