Blog

O impacto da transformação digital no setor de Facilities

Transformação Digital, indústria 4.0 e internet das coisas são termos cada vez mais citados e presentes nos mais diversos segmentos do mercado, garantindo a otimização de processos, inovação, redução de custos e crescimento da empresa.

Engana-se quem pensa que as aplicações estão restritas à área industrial. Em pouco tempo todos os setores deverão incluir a tecnologia como parte do negócio, e considerar a área tão importante como as demais para que a empresa continue existindo.

Por meio da tecnologia, drones, dispositivos móveis, apps, câmeras inteligentes e milhares de sensores são incorporados a estratégia das organizações que buscam processos digitais mais práticos e ágeis, maior retorno de investimento e diferencial competitivo.

Esta informação pode ser confirmada por números. A empresa norte-americana CA Technologies divulgou os resultados de um estudo global que mensurou os ganhos das corporações com a adoção de tecnologia em seus processos. Com a participação de 1.770 executivos de TI de 21 países, incluindo 76 profissionais brasileiros, o estudo apontou que os investimentos em transformação digital aumentaram a receita de empresas globais em 37%. Já no caso das empresas brasileiras, o aumento foi de 50%.

No segmento de facilities, não há diferença! Manutenção técnica, elétrica, hidráulica, civil, segurança, limpeza, logística e fluxo de documentos são áreas que já podem contar com os benefícios da indústria 4.0. A área tem potencial para grandes otimizações tecnológicas e instalações modernizadas, resultando em recursos melhor aproveitados, diminuição no tempo de realização de tarefas, redução no consumo de insumos e diminuição de custos com gastos de manutenção. As vantagens são muitas e os resultados podem ser obtidos a curto prazo.

A integração de equipamentos e a presença de sensores permite a geração de dashboards compostos por inúmeros dados, que são melhores aproveitados e traduzidos em resultados mais concretos. O tempo é outra vantagem. Quando os dados indicam que algo não vai bem, alertas automáticos são enviados para o gestor, possibilitando ajustes e tomada de decisão de forma mais rápida e efetiva, evitando quebra, falha e indisponibilidade de equipamentos e multiplicando a capacidade do ritmo de produção.

E os resultados? Além de citar os benefícios e vantagens da aplicação da transformação digital no setor de facilities, é interessante compartilhar alguns resultados por nós obtidos.

A Solvian é uma empresa cuja missão é acelerar a transformação digital em gestão de facilities e manutenção industrial, através de soluções que geram análises e insights operacionais em tempo real.

Nossos produtos possibilitam um controle completo de todo o processo, desde a geração de um dado em um sensor até o fechamento da ordem de serviço correspondente em um smartphone.

Em nossos cases de transformação digital usando IoT em climatização, identificamos oportunidades de aumento de eficiência energética de cerca de 9% e redução de manutenções preventivas em cerca de 25%, estes resultados foram obtidos através do uso de beacons wireless e sensores de vibração conjugados com algoritmos de machine learning em tempo real. Outro ponto importante e que merece destaque é a redução de ordens de serviços reativas e o aumento da produtividade de backoffice, uma vez que o controle da temperatura garante uma climatização adequada e proporciona mais conforto no ambiente de trabalho.

Como citado anteriormente, o uso de dispositivos e app mobile também são considerados uma  forma de aplicação da transformação digital. Nesse contexto, a utilização de Solvian SmartField é um grande exemplo. Integrado aos eventos capturados pelos sensores de campo, o aplicativo permite o controle de colaboradores e ordens de serviço em tempo real. Os papéis podem ser facilmente substituídos pelo app que conta com leitura de QR Code, atualização de status em tempo real, georreferenciamento, registro fotográfico das atividades realizadas e assinatura digital.

A auditoria das atividades realizadas em campo pode ser efetuada de maneira remota, diminuindo custos e aumentando a qualidade da operação. Entre os benefícios estão a redução de backoffice em até 20%, o aumento de 10% de produtividade dos técnicos de campo e 100% de assertividades nas informações para medição dos trabalhos.

Observando tudo isso, você deve estar pensado que é necessário um alto investimento ou que a transformação digital só está ao alcance das grandes organizações. Mas não é bem assim, muitas são as maneiras de implementar a tecnologia dentro da sua empresa e nos mais diversos setores. O investimento realizado tem rápido retorno e melhora a sua operação de maneira geral, tanto interna como externa, refletindo em maior qualidade de atendimento ao seu cliente.

Os produtos de nova geração são escaláveis e todos podem obter benefícios desde o primeiro dia de operação.  O importante é inovar e adaptar a sua empresa as transformações do mercado.

Se você acha que chegou a hora de repensar seus processos e estratégias, quer saber mais e ter um panorama geral sobre a aplicabilidade de IoT e analytics para sua operação? Fale conosco (contato@solvian.com) ou acesse nosso site (www.solvian.com), lá é possível entender melhor nossas soluções e verificar qual é mais adequada para o seu negócio.

Nenhum comentário

Postar comentário

17 + quinze =