Blog

Manutenção Preditiva

Segundo SLACK et al. (2002, p.645), a manutenção preditiva: (…) visa realizar manutenção somente quando as instalações precisarem dela. Por exemplo, os equipamentos de processos contínuos, como os usados para cobrir papel fotográfico, funcionam por longos períodos de modo a conseguir a alta utilização necessária para a produção eficiente em custos.

Manutenção preditiva é um conjunto de soluções especiais orientadas para o monitoramento de máquinas e equipamentos que estão em serviço. O objetivo é prever falhas e detectar mudança que exijam serviços de manutenção, com a antecedência necessária para evitar quebras e maiores estragos.

Este tipo de manutenção é uma filosofia ou certo tipo de atitude que usa a condição operacional real dos equipamentos e máquinas para otimizar a operação da organização.

Para se realizar a manutenção preditiva é necessária a utilização de aparelhos adequados, capazes de registrar vários fenômenos, tais como:

  • Vibrações das máquinas
  • Alterações de temperatura
  • Contaminação de óleos
  • Estado de superfícies
  • Alterações de pressão

Com base na análise e conhecimento destes fenômenos, é possível indicar previamente, eventuais defeitos ou falhas dos equipamentos e/ ou máquinas. Após essa identificação, a manutenção tem 2 premissas básicas para resolver os problemas encontrados:

  • Diagnóstico: Identifica a irregularidade e efetua um diagnóstico de acordo com a gravidade do defeito constatado.
  • Análise de tendência da falha: A análise baseia-se em prever com antecedência o problema e já programa o reparo.

 

Quer saber mais?

Preparamos um Ebook completo sobre manutenção preditiva.

Confira: http://materiais.solvian.com/manutencaopreditiva

 

Nenhum comentário

Postar comentário

4 + cinco =