Blog

Computação na Nuvem

Computação na nuvem vêm do termo em inglês, Cloud Computing, que se refere a possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes atividades pela internet. Não havendo necessidade de instalar aplicativos no computador, pois pode ser acessado por vários serviços online para realizar tudo que necessita, uma vez que esses dados não se encontram em uma máquina específica e sim em uma rede.

Muitas vezes não nos atentamos que usamos esses serviços na nuvem diariamente, como enviar um e-mail, assistir filmes ou ouvir música, por exemplo.

Enquanto os servidores executam um programa, o computador precisa de apenas de um monitor ou das placas que enviam ou recebem informações deste computador, para que possa ter interação.

A computação na nuvem tem sido uma grande mudança no setor de TI, possuindo diversos benefícios:

  • Custo: Devido a não necessidade de manter uma infraestrutura local ou

pagamento de licenças para uso de softwares de terceiros, a computação na nuvem reduz significamente os custos de operação.

  • Armazenamento: Armazenar em nuvem não ocupa espaço na memória do

computador, já que todos os dados ficam armazenados externamente, ou seja, na nuvem.

  • Backup automático: Não há necessidade de fazer duplicidade de documentos

no servidor, seus arquivos estão na nuvem.

  • Mobilidade: Pode se conectar de qualquer lugar a qualquer momento.
  • Acesso em qualquer dispositivo: Por não ser um “ponto fixo”, pode acessar através de tablets, celular ou qualquer outro dispositivo com acesso a internet.

Armazenamento na nuvem ficou tão popular que hoje temos inúmeros serviços de armazenamento disponíveis, muitos gratuitos e que oferecem grandes espaços de hospedagem para diversos arquivos.

Entre as opções mais conhecidas, temos: OneDrive, Dropbox, GoogleDrive e Icloud.

No âmbito empresarial, as organizações estão migrando seus sistemas em nuvem, até mesmo os mais críticos, como o ERP, devido à maior ganho de produtividade e economia de custos, devido a não necessidade de uma estrutura física.

 

Nenhum comentário

Postar comentário

5 × cinco =